quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conselhos para uma gravidez saudável

O teste de gravidez finalmente mostrou que está grávida!
A gravidez pode trazer muita felicidade a uma família. No entanto, também pode trazer inúmeros riscos para a mãe e para o bebé. É, muitas vezes, um dos eventos mais aguardados na vida de uma mulher, especialmente se foi difícil engravidar. Significa isto, que uma mulher grávida necessita de tomar algumas precauções para manter a sua saúde.
Aqui estão alguns conselhos para a grávida assegurar a sua saúde e a do bebé:
  • Comer bem.
Não é verdade que tem de comer por dois quando está grávida. Comer mais quantidade de comida da que é necessária para uma pessoa apenas vai causar aumento de peso. De acordo com pesquisas, uma mulher grávida necessita apenas de 200 a 300 calorias extra por dia. É claro que essas calorias extra não devem vir de doces, fast food, fritos, etc. Comer comida saudável, incluindo sempre fruta e vegetais, será o mais adequado tanto para a mãe como para o bebé.
  • Suplementos.
Uma mulher grávida deve tomar suplementos vitamínicos que contenham ácido fólico, melhor ainda se começar a tomá-los logo antes da concepção. Porquê o ácido fólico? Porque este micro-mineral, que se encontra preferencialmente nas folhas verdes dos vegetais, quando tomado em doses de 400 mcg diários antes e no inicio da gravidez,  reduz o risco de o bebé nascer com defeitos do tubo neural.
  • Acabe com os vícios.
Pode ser extremamente difícil para si deixar de fumar e deixar de beber o seu vinho preferido. Mas agora, é tempo de repensar as suas acções. A nicotina e o álcool podem causar graves danos ao seu bebé em formação. Normalmente, os bebés de mães fumadoras nascem com baixo peso, tem tendência a nascer prematuramente e têm mais probabilidade de sofrer Síndroma de Morte Súbita comparados com bebés de mães não-fumadoras. A cafeína é outra substância que deve ser evitada. Diga adeus à sua bica pelo bem do seu bebé.
  • Precauções
Mesmo antes de engravidar, não faz mal nenhum ter alguns cuidados pré-natais. Certificar-se de que é imune a certas doenças que podem afectar a sua gravidez é muito importante. Uma dessas doenças é a Rubéola, por exemplo. Também é bom saber o seu tipo de sangue para o caso de acontecer algum problema durante a gravidez.

0 comentários:

Postar um comentário